Chat da União Sportinguista

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sporting na lista negra da UEFA

                          

O Sporting está na lista de devedores da UEFA e está impedido de receber os prémios monetários relativos à participação da Liga Europa, até fazer prova da "sua situação até 30 de Setembro de 2012, no que toca aos pagamentos devidos para com outros clubes, funcionários e autoridades tributárias", pode ler-se no site oficial da UEFA.O organismo que tutela o futebol europeu divulgou uma lista de 23 clubes que têm os prémios de participação nas competições europeias cativados, por ter identificado "a existência de dívidas relevantes para com outros clubes e/ou para com funcionários e/ou referentes a impostos e taxas sociais".
O Sporting é o único clube português nesta lista de incumpridores da UEFA. Os leões têm a companhia de emblemas menos conhecidos, mas também de alguns com nome na Europa, como os espanhóis Atlético de Madrid (detentor da Liga Europa) e Málaga.
Esta medida insere-se já nos requisitos que a UEFA exige, incluídos nos Regulamentos de Licenciamento dos Clubes e Fair Play Financeiro, para 2012, em que "os clubes participantes nas provas de clubes da UEFA em 2012/13 estão obrigados a fornecer informações referentes ao estado de quaisquer pagamentos devidos até 30 de Junho de 2012". 
A câmara investigatória do Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA (CFCB), presidida pelo antigo primeiro-ministro belga Jean-Luc Deahene, requer aos clubes que "forneçam uma actualização da sua situação até 30 de Setembro de 2012, no que toca aos pagamentos devidos para com outros clubes, funcionários e autoridades tributárias", explicando que "esta medida conservadora vai manter-se até que todas as questões identificadas sejam esclarecidas por completo ou até à tomada de uma decisão final por parte da câmara adjudicatória da CFCB".
A câmara adjudicatória tem como presidente Cunha Rodrigues, antigo Procurador-geral da República, que tomará posse deste comité da UEFA, a 8 de Outubro, data em que abandona o Tribunal de Justiça da União Europeia, onde está desde 2000.

Lista de clubes com os prémios monetários retidos:

Sporting Clube de Portugal (POR)
Club Atlético de Madrid (ESP)
Málaga CF (ESP)
FC Dinamo Bucareste (ROM)
FC Rapid Bucareste (ROM)
FC Vaslui (ROM)
FC Rubin Kazan (RUS)
FK Partizan (SRB)
FK Vojvodina (SRB)
Eskisehirspor (TUR)
Fenerbahçe SK (TUR)
FK Borac Banja Luka (BIH)
FK Sarajevo (BIH)
FK Zeljeznicar (BIH)
PFC CSKA Sofia (BUL)
HNK Hajduk Split (CRO)
NK Osijek (CRO)
Maccabi Netanya FC (ISR)
FK Shkendija 79 (MAC)
Floriana FC (MLT)
FK Buducnost Podgorica (MNE)
FK Rudar Pjevlja (MNE)
Ruch Chorzów (POL)

Sem comentários: