
Triunfo suado mas merecido do Sporting (1-0), frente a um V. Guimarães cujo potencial é proporcional à ingenuidade, já que jogou 70 minutos em superioridade numérica. Os minhotos não souberam aproveitar a expulsão de Rinaudo e os leões seguraram a vantagem madrugadora construída por Diego Capel, aos sete minutos.
A vitória do Sporting, a sexta consecutiva desde a reviravolta de Paços de Ferreira (3-2), na quarta jornada, pode ter duas leituras. Por um lado, é o espelho do arranque demolidor da equipa de Domingos Paciência, que dominou nos instantes iniciais e aplicou um golpe fatal nesse período, sem paliativos nem direito a discussão. O golo de Diego Capel (numa jogada à Paulo Futre: velocidade e remate colocado e forte) nasceu de uma falha infantil de Freire, aproveitada pelo médio Schaars. Antes do tento do espanhol, Elias mostrou aos locais quem mandava no meio-campo, ele que voltou ao onze por troca com Matías.
A vitória sportinguista reflecte, por outro lado, a ineficácia do V. Guimarães, desconcentrado em todos os sectores e perdulário no ataque. Na realidade, os minhotos tinham condições para anular a vantagem madrugadora do rival, só que desperdiçaram-nas com futebol e remates previsíveis. O perigo morria nos pés de Polga e nas mãos de Rui Patrício.
Diga-se que as substituições operadas por Domingos Paciência, na fase de maior pressão dos locais, ajudaram a garantir a coesão defensiva dos leões, três dias depois de terem derrubado a Lázio (2-1) na Liga Europa, também a jogar com dez. Com o triunfo de ontem, o Sporting não só confirmou o bom momento de forma como ficou à distância de um ponto do pódio da Liga.
"É POSSÍVEL ANDAR NA FRENTE"
"São jogos como estes que mostram que é possível andar na frente", disse Domingos Paciência no final do jogo. Depois do embate com a Lázio (5ª feira, 2-1) e com dez desde os 22' minutos, o técnico do Sporting deu os parabéns à equipa "pela forma como abordou o jogo". "Fomos inteligentes. Com menos um conseguimos aguentar, sem nunca ficar lá atrás", salientou. Para Domingos Paciência - alcançou sexto triunfo consecutivo - são este "tipo de jogos que dão ânimo e confiança" para o que falta da época. "Podemos andar na luta".
Sem comentários:
Enviar um comentário